Concurso TOP LEITORES

Quem mais livros ler, um prémio vai ter!

Tendo como principal objetivo a promoção da leitura entre os alunos do 1º CEB, foi iniciado, este ano letivo, o concurso TOP LEITORES: os alunos requisitam os livros nas Bibliotecas Escolares, leem-nos e preenchem uma ficha de leitura da qual constam, essencialmente, um resumo de texto e uma ilustração. Os alunos que ainda não sabem ler e escrever bem pedem aos familiares que colaborem na elaboração desta ficha. Quem entregar mais fichas por período recebe um prémio em livros, oferecidos pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

No 1º período houve vários alunos que entregaram o mesmo número de fichas, pelo que o critério de seleção foi a qualidade dos textos e das ilustrações. Assim, o 1º prémio foi para a aluna Joana Penetra, do 4º F. Houve outras participações meritórias e foram atribuídas menções honrosas aos seguintes alunos: Matilde Rebocho (1ºA), Sandra Lacão (4ºF), Margarida Ginete (3ºB), Joana Botas (3ºB) e Daniel Mendes (4ºB).

No dia 17 de janeiro, no edifício do João, foram entregues o livro e os diplomas aos alunos premiados. Esta atividade contou com a participação do António Luís (pai da aluna Laura Bagão Nunes) que convidou três amigos e nos proporcionou um excelente e animado momento musical. Alunos, professores, funcionárias e alguns Encarregados de Educação assistiram e participaram entusiasticamente cantando e batendo palmas e algumas alunas até improvisaram danças ao som dos ritmos lançados pelos carrons do Níveo e do António Luís, da guitarra acústica do Ivo e da voz do Luís. No final, alguns alunos tiveram a curiosidade e a oportunidade de experimentar os instrumentos de percussão, como foi o caso do Sandro.

Dada a disponibilidade dos músicos, a atividade estendeu-se até à escola de Aguiar, onde três alunos ganharam menções honrosas. Aqui também todos os alunos, professoras e funcionárias estiveram presentes e acompanharam, com muita alegria, as canções. Os alunos do 2º ano brindaram a assistência com a canção “Os Amigos” cuja letra está relacionada com o tema que estão a estudar em Estudo do Meio. Também relacionada com esta área curricular estava a canção tradicional alentejana que os alunos do 4º ano cantaram, a tão conhecida “Ó rama, ó que linda rama”. Mas as surpresas ainda não tinham terminado: o Pedro Nascimento, do 2º A, de etnia cigana, cantou com sentimento uma canção da tradição oral do seu povo, prontamente acompanhado pelo ritmo do carron do António Luís e das palmas da assistência.

Esta atividade atingiu, assim, objetivos alargados, como a participação/responsabilização dos familiares nas aprendizagens dos alunos e contribuiu para uma ainda melhor integração e valorização de saberes de diferentes culturas.

Profª Luísa Bagão

Coordenadora das BEs do 1º CEB

Concurso TOP LEITORES   Concurso TOP LEITORES   Concurso TOP LEITORES   Concurso TOP LEITORES

Município de Viana do Alentejo 2017