Rede de Bibliotecas do Concelho de Viana do Alentejo

Imprimir
Publicado em terça, 20 março 2012

A Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo e a EBI de Alcáçovas criaram uma Rede de Bibliotecas do Concelho de Viana do Alentejo, que se denominou bibliovi@.

Esta rede, muito mais do que um instrumento técnico e tecnológico, é uma rede de pessoas que colaboram desde há vários anos na promoção da leitura e das literacias, contribuindo decisivamente para uma comunidade mais democrática, promovendo a igualdade de oportunidades. Contra a reprodução social, a UNESCO apresentou um relatório dos finais da década de noventa do ido século XX, afirmando que as bibliotecas desempenham um papel determinante na promoção das literacias e eliminando, assim, as assimetrias sociais.

A bibliovi@ é uma estrutura aberta à livre participação de todas as bibliotecas/centros de documentação públicos ou privados do concelho de Viana do Alentejo. O seu objetivo é promover a intercomplementaridade das bibliotecas do concelho, de modo a possibilitar uma política comum de aquisições, uma política de cobertura concelhia, a dinamização das bibliotecas de forma a promover-se o desenvolvimento da leitura e das literacias. Um dos instrumentos da bibliovi@ é o acesso aos catálogos das bibliotecas do concelho, on line. 

Paralelamente, uma rede de pessoas trabalha em espaços distintos, com fundos documentais distintos, mas em conexão, otimizando-se os recursos disponíveis, facilitando o acesso aos meios de que as bibliotecas dispõem.

O grupo de trabalho concelhio estabeleceu um protocolo de cooperação que define as entidades intervenientes, objeto, natureza e objetivos desta rede de pessoas e de entidades.

Copyright @ 2012 RBCVA - BIBLIOVIA. Joomla 2.5 templates free. REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE VIANA DO ALENTEJO