Autor do mês - Manuel Alegre

Imprimir
Publicado em segunda, 09 maio 2016

 

Autor do mês:

Manuel Alegre - Prémio Vida Literária 2015/2015 da Associação Portuguesa de Escritores e Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores (2016).

Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu a 12 de Maio de 1936 em Águeda. Estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde foi um ativo dirigente estudantil. Apoiou a candidatura do General Humberto Delgado. Foi fundador do CITAC – Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, membro do TEUC – Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra, campeão nacional de natação e atleta internacional da Associação Académica de Coimbra. Dirigiu o jornal “A Briosa” e foi redator e colaborador em várias revistas.

Opositor ao regime de Salazar, é preso pela PIDE e, em 1964, parte para o exílio, passando dez anos em Argel, onde é dirigente da Frente Patriótica de Libertação Nacional. Aos microfones da emissora “A Voz da Liberdade”, a sua voz converte-se num símbolo de resistência e liberdade. 

Os seus dois primeiros livros, Praça da Canção (poesia,1965) e O Canto e as Armas  (poesia, 1967) são apreendidos pela censura, mas os seus poemas são armas na voz de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Luís Cília.

Regressa a Portugal em 1974, após a Revolução dos Cravos. Foi deputado (até 2009) e candidato à Presidência da República (2006 e 2011).

É sócio correspondente da Classe de Letras da Academia das Ciências, eleito em Março de 2005.

Em Abril de 2010, a Universidade de Pádua inaugura a Cátedra Manuel Alegre, destinada ao estudo da Língua, Literatura e Cultura Portuguesas.

Tem edições da sua vastíssima obra em italiano, espanhol, alemão, catalão, francês, romeno e russo e tem sido galardoado com vários prémios literários.


                                                                                                                             Arlinda Mártires 

                                                                                                                                 maio - 2016

 

  

 

                                                                                                       

 

Copyright @ 2012 RBCVA - BIBLIOVIA. Joomla 2.5 templates free. REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE VIANA DO ALENTEJO