Visita de estudo ao Paço dos Henriques, Jardim das Conchas e Capela das ConchasProjeto Ler + Mar  - Visita de estudo ao Paço dos Henriques, Jardim das Conchas e Capela das Conchas

Tudo começou no ano letivo passado. As escolas de Monte do Trigo, do Agrupamento de Escolas de Portel, Manuel Ferreira Patrício (Malagueira), de Évora, a Escola Básica e Secundária de Arraiolos e a Escola Básica de Alcáçovas do nosso agrupamento, uniram-se à volta de um tema “O Mar Passou por aqui”, no âmbito do projeto Ler + Mar, promovido pelo PNL.   O que fizeram em conjunto? Como ultrapassaram as barreiras da distância e diferenças? Ora, resolveram escrever uma história em conjunto que fizesse referência a elementos associados ao mar, relacionados com as suas terras. Para isso, fizeram o desafio a turmas do 8.º ano, de cada uma delas, à exceção de Monte de Trigo, porque é um centro escolar, em que todas as crianças se envolveram no projeto. O início da história foi elaborado pela turma do 8.º B da Escola Básica de Alcáçovas. Inventaram as personagens, o início da ação e situaram-na na vila de Alcáçovas. As personagens deslocaram-se, vindas de outras paragens, a esta vila e procuraram conhecer o que tem de melhor, em termos do seu património. Assim, quiseram conhecer o Paço dos Henriques e a Capela das Conchas, assim como o seu Horto… Depois, quem quiser saber mais da aventura e como ela continua, terá de ler a história, que será publicada em livro…

A história foi continuada pelas crianças de Monte do Trigo, que depois a enviaram para Évora e seguiu, por fim, para Arraiolos.

Depois de escrita a história, houve uma sessão de ilustração, em cada uma das escolas envolvidas.

Mas, o projeto, apesar de ter terminado, no contexto do Ler + Mar, continuou e continua: as crianças de Monte do Trigo vieram visitar os locais emblemáticos da primeira parte da história: foram recebidas pelos jovens do 8.º B, que orientaram a visita ao Paço, Capela e Jardins. Assim, os jovens escritores conheceram as crianças que deram continuidade à sua história.

As crianças, por sua vez, gostaram muito da experiência e enviaram um email para a turma e professoras do 8.º B: 

 Visita de estudo ao Paço dos Henriques, Jardim das Conchas e Capela das Conchas           Caras professoras e caros alunos do 8º B da Escola Básica de Alcáçovas

Esperamos que todos estejam bem. 

Nós continuamos com os nossos trabalhos sobre o Mar mas não nos esquecemos do dia 23 de setembro. Foi uma manhã muito divertida! 

Adorámos a vossa ajuda nessa visita ao Paço dos Henriques. 

Claro que o que mais gostamos foi ver todas aquelas conchas e búzios na capela e jardins. Nunca imaginámos que fosse assim... 

 

Deixamos uma mensagem no nosso blogue e uma surpresa: 

http://lermaismaraeportel.blogspot.pt/

Obrigado por tudo! Pela simpatia, pela forma carinhosa como nos receberam e esperamos por vocês para uma visita. 

Continuação de bom trabalho! 

O Mar passou por nós... e o Mar que nos aproximou... 

Beijinhos para todos, 

Crianças e Alunos da EB1 de Monte do Trigo 

Professoras Albertina, Fátima, Teresa e Carla

 

Assim se vê como é possível e proveitoso trabalhar em conjunto!

Nós, por cá, também gostamos muito de ter feito este trabalho e de conhecer as crianças e professoras que tão bem deram continuidade ao nosso trabalho! É bem verdade que foi o Mar que nos aproximou!    

Profº Rosa Barros

            

Município de Viana do Alentejo 2017

Powered by Koha