Enquadramento do Meio e da Escola

A freguesia de Alcáçovas situa-se no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, fazendo fronteira com os concelhos de Évora, a nascente, Montemor-o-Novo, a norte e Alcácer do Sal, a poente.

A superfície da freguesia tem 268,13 km2, correspondendo a 68,06% da área total do concelho (39,98 km2). A EBI/ JI de Alcáçovas fica situada na Urbanização Chão do Mocho nº 1/ 3, em Alcáçovas (Anexo I)

A EBI/ JI de Alcáçovas começou a funcionar no ano lectivo de 1998/ 1999, resultado de uma forte reivindicação da população desde os anos 80. A escola permite integrar num mesmo estabelecimento de ensino todas as crianças e jovens do Ensino Básico da freguesia, evitando assim a deslocação diária dos alunos dos 2º e 3º Ciclos para a escola da sede do Concelho (Viana do Alentejo), situada a dezassete quilómetros de distância.

Inicialmente prevista como Escola Básica Integrada foi, posteriormente, alargada ao Jardim-de-Infância, o que levantou alguns problemas ao nível das instalações, uma vez que não foram construídas tendo em conta as necessidades e especificidades de crianças tão pequenas. Após as obras de remodelação estes obstáculos foram ultrapassados.

A escola funciona em regime diurno, no período compreendido entre as 8h30min e as 13h30min no período da manhã e entre as 14h00min e as 17h15min no período da tarde, para os 2º e 3º ciclos. O horário do ensino pré-escolar e do 1º ciclo é das 9h às 12h e das 13h às 17h30min.

Actualmente, a escola possui 229 alunos distribuídos da seguinte forma: Pré-escolar, 37 alunos; 1º Ciclo, 82; 2º Ciclo, 46; 3º Ciclo, 64.

Espaço físico

A EBI/JI de Alcáçovas é constituída por um edifício de dois pisos de arquitectura moderna.

Rés-do-chão

PBX

Gabinete médico

Salas de aula