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dsc058091Mais do que uma opção, o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo (AEVA) assume-se como uma boa decisão.
Abarcando uma população que vai desde o Pré- Escolar ao 12.º ano, o AEVA permite o percurso educativo dos 12 anos, precedido pela educação de infância.

Numa comunidade pequena e deprimida, o AEVA promove o diálogo interinstitucional e promove a melhoria da qualidade de vida da população, através do seu serviço educativo, quer em termos formais, como em termos não formais e informais, junto à comunidade. Assume-se como o principal promotor da educação formal, no concelho, a par da EB/JI de Alcáçovas.

O AEVA é constituído pelos Jardins de Infância de Viana do Alentejo e de Aguiar, pelas escolas do 1º ciclo de Viana do Alentejo e de Aguiar e pela Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, sede do agrupamento.
A sua população escolar abrange alunos e pessoal, docente e não docente, de todo o concelho – Viana, Alcáçovas e Aguiar – e de algumas localidades
vizinhas como Évora, Alvito, Vila Nova da Baronia, S. Bartolomeu do Outeiro, Oriola e Torrão.
Por vocação própria e dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei nº
75/2008 de 22 de Abril, a AEVA reforça a participação das famílias e da comunidade na direção estratégica dos estabelecimentos de ensino, promovendo a abertura das escolas ao exterior e a sua integração na comunidade local.

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Na gestão do agrupamento são observados os seguintes princípios orientadores, como se poderá ler no seu regulamento interno:

«a) Favorecer o desenvolvimento de cada estabelecimento de ensino, a sua eficácia, a sua capacidade de intervenção comunitária e a sua autonomia;
b) Apoiar os projetos com características interdisciplinares e transdisciplinares adaptados aos interesses dos alunos, dos professores e da comunidade em geral;
c) Organizar atividades de “ complemento curricular “ que correspondam a interesses dominantes em função dos recursos da escola e da comunidade;
d) Organizar atividades que envolvam toda a comunidade escolar com características integradoras em relação a outros projetos;
e) Desenvolver a colaboração com diferentes parceiros educativos (associação de pais e encarregados de educação, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, freguesias do concelho da Viana do Alentejo, instituições de formação, cultura e apoio social) quer para a realização de atividades dirigidas aos alunos das escolas, quer para atividades de intervenção comunitária.
f) O primado de critérios de natureza pedagógica e científica sobre critérios de natureza administrativa, que visem as seguintes finalidades:
· Desenvolver nos alunos atitudes de autoestima, respeito mútuo e regras de convivência que contribuam para a sua educação como cidadãos tolerantes, justos, autónomos, organizados e civicamente responsáveis.
· Promover a igualdade de oportunidade de sucesso escolar, nomeadamente através de medidas que contribuam para compensar desigualdades económicas e sociais e resolver dificuldades específicas de aprendizagem.
· Contribuir para a melhoria da qualidade de vida escolar, em particular no que se refere às condições de trabalho e lazer dos alunos, professores e pessoal não docente.
g) A responsabilização do Estado e dos diversos intervenientes no processo educativo;
h) A estabilidade e eficiência da gestão escolar, garantindo a existência de mecanismos de comunicação e informação;
i) A transparência dos actos de administração e gestão.»

Segundo o Artigo 70.º do Regulamento Interno, «a biblioteca é um espaço vocacionado à implementação do gosto pela leitura, à defesa e promoção da cultura e atividades lúdicas, compreendendo um conjunto de recursos materiais (instalações e equipamento) e suportes de informação (escritos, audiovisuais e informáticos) (…)»
Nesta medida, as Bibliotecas Escolares do AEVA (BE), integradas na Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), procuram dar resposta aos desafios da promoção da leitura, das literacias e do apoio ao curriculum. Para isso, dispõe de recursos materiais, os fundos documentais, os equipamentos informáticos e outros e recursos humanos disponíveis para dar apoio aos utilizadores e utilizadoras, maioritariamente alunos e alunas do AEVA. Além disso, a abertura à comunidade, o desafio da dinamização de atividades com impacto no meio, de modo a que todos e todas se responsabilizem pela promoção da leitura, transformando a senda educativa uma realidade partilhada por todos os segmentos da comunidade é a maior cruzada da BE, pela melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem formal, não formal e informal.

A sede da BE reside na escola sede, mas as BE das escolas do 1.º ciclo e os fundos documentais dos JI estão sempre presentes na vida escolar das nossas crianças e jovens.
A promoção da leitura, da escrita, das artes, das literacias são uma constante das atividades promovidas pela BE e em colaboração com outras estruturas do AEVA e com outras entidades parceiras da BE.
Nessa medida, a BE tem tido o privilégio de trabalhar com a Oficina da Criança, com a BM e com a Oficina do Feltro e respetivas equipas de trabalho.
As sinergias criadas interinstitucionalmente permitiram a concretização de projetos significativos como «Poemas em Abril» e «Leituras à Lareira».
Assim, chegou-se ao estabelecimento de colaboração e parcerias que proporcionaram a criação desta rede de meios e sobretudo de pessoas, a BiblioVi@.