Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Cada vez mais, as escolas confrontam-se com os desafios que o século XXI apresenta. Neste contexto, as bibliotecas escolares representam portais para a construção de conhecimento, para o desenvolvimento de competências leitoras, promoção de diferentes literacias.
De facto, o intelecto humano é só um e coexistem diferentes inteligências, diferentes funções do pensamento, diferentes emoções, contribuindo todos para o desenvolvimento da dimensão cognoscente do ser humano.
Articular todas estas dimensões, proporcionando oportunidades de busca, de investigação, de fruição, associando novas tecnologias, com formas convencionais de escrever o conhecimento, está a biblioteca escolar a acompanhar crianças e jovens, na descoberta de mundos, antigos, presentes, futuros.
O tema proposto para este ano, pela IASL (International Association of School Libraries) foi “Why I love my school library”, melhor dizendo, “Porque é que eu gosto da minha biblioteca escolar”.
De facto, razões há muitas para se amar a biblioteca, cabendo todas elas na vontade que nos leva todos os dias ao trabalho, à pesquisa, à leitura, ao prazer de ler.
Rosa Barros, professora bibliotecária.