Que tal iniciar-se a aula de filosofia, com 10’ de leitura livre, recreativa, ousada, sem censura?
Pois é assim que se iniciam as tarefas diárias da aula de filosofia, nos dias em que os dois blocos de 50’ se encontram.
O silêncio que a leitura traz, o exercício proporcionado pela leitura, o prazer de se fruir da tranquilidade das letras impressas contribuem para uma aula mais produtiva, mais eficaz. De facto, a transição da aula anterior, educação física, para filosofia, com um intervalo de 5’ pelo meio, é tudo menos pacífica: sair do ginásio, tomar banho, vestir, correr para o pavilhão das salas de aulas, chegar a horas, mudar a atitude, mudar o pensamento… tarefas árduas para uma segunda-feira de manhã… Então, acontece a leitura! E ficamos todos e todas a navegar pelas águas infindáveis do pensamento, criando mundos paralelos, em tempos infinitos, preparando-nos para os desafios que a filosofia nos apresenta.
Rosa Barros, professora bibliotecária.